Durante reunião, na tarde desta quarta-feira (4), o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, do secretário em exercício de Agricultura, Airton Spies, e do presidente da Epagri, Luiz Hessmann, definiu medidas emergenciais de auxílio aos municípios atingidos pela forte estiagem que assola o Oeste catarinense.
Segundo dados da Defesa Civil, 132 municípios estão no foco da estiagem, sendo que 44 já decretaram Estado de Emergência. "Inicialmente, precisamos garantir o fornecimento de água às pessoas e animais, por isso vamos viabilizar recursos para que as prefeituras efetuem o transporte até as regiões críticas", destaca o governador, que teme graves prejuízos à pecuária na região. O Governo fará o levantamento dos caminhões pipas disponíveis no Estado, para que sejam imediatamente deslocados para os municípios atingidos.
Aos agricultores, a solução imediata é disponibilizar os laudos periciais para que estes reivindiquem o seguro das lavouras junto às instituições financeiras, já que a perda é inevitável. Eduardo Moreira solicitou ao presidente da Epagri a convocação imediata dos técnicos que estão em férias, buscando agilidade na confecção destes documentos, que são fundamentais para que o agricultor possa entrar com o pedido de ressarcimento e provável indenização.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.