O varejo de Santa Catarina registrou aumento de 4,2% no volume de consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC SC) em 2011 na comparação com 2010.
O índice divulgado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) indica as intenções de compras a prazo do consumidor catarinense. O resultado ficou um pouco abaixo da expectativa dos comerciantes, que era vender 5% a mais neste ano, mas segundo o presidente Sergio Medeiros, o crescimento foi satisfatório.
"Diante do desaquecimento econômico registrado a partir de outubro e das incertezas causadas pela crise global o número foi razoável", evidencia.
Se os negócios não ficaram dentro do esperado, a redução da inadimplência entre os catarinenses surpreendeu. O índice no estado, que em novembro era de 3,57%, teve uma queda considerável e ficou em -0,71%.
Medeiros atribuiu a queda ao amadurecimento do mercado estadual e a nova consciência dos consumidores locais.
Para este ano, os varejistas catarinenses apostam em um crescimento entre 4% a 4,5% nas vendas. O dirigente lojista explica que a estimativa está baseada no aumento da oferta de crédito e na possibilidade de mais reduções da taxa básica de juros. Medeiros observa que 2012 deve ser um ano estável no comércio de SC.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.