Equilibrar os ânimos e atender todos os condôminos é uma tarefa que exige empenho e dedicação dos síndicos. O lugar onde tudo é debatido e resolvido é nas assembleias condominiais.
Nas assembleias são discutidos todos os temas que cercam a vida condominial, assuntos ordinários e extraordinários. As assembleias ordinárias tratam de assuntos do cotidiano: eleição de novo síndico, prestação de contas, previsão de orçamento e etc. Assembleias extraordinárias tratam de assuntos que fogem dos temas cotidianos e precisam de um encontro especial para a sua solução.
Para muitos condôminos participar das assembleias é sempre um temor.
Muitos temem discussões, horas de conversa sem solução, outros o aumento a taxa condominial. Mas os condôminos precisam saber que as insatisfações e exigências só têm voz quando expressadas em assembleia.
“A participação dos condôminos nas assembleias é determinante para que haja maior qualidade na administração do seu patrimônio. Quanto maior a presença dos condôminos, maior também é a pressão para que o síndico desempenhe as ações com transparência.” Salienta Ricardo F. Spindola, gerente do setor de condomínios da Activa Contabilidade & Condomínio.
Ele observa ainda a importância das assembleias serem gravadas em áudio e da confecção das atas durante a reunião. “Ao fim do encontro as atas devem ser lidas e aprovadas pelos presentes e assinadas pelo presidente e secretário.Esse tipo de ação evita a manipulação de informações de como foram tomadas as decisões em assembleia”.
Para realizar uma assembleia o síndico deve convocar todos os condôminos e reforçar o convite com avisos na portaria, elevadores ou até mesmo por e-mail.
Se algum condômino não for comunicado sobre a assembleia, este não tem obrigação de acatar as decisões tomadas, além de ter direito de procurar medidas legais a fim de impugnar qualquer decisão.
Lembramos que todo síndico é obrigado a realizar anualmente assembleias ordinárias para prestação de contas, eleição de novo síndico e apresentação de previsão orçamentária para o exercício anual. É um direito dos condôminos defendido por lei.
Participe das assembleias e fique sempre informado sobre as decisões tomadas no seu condomínio. Seu patrimônio é o patrimônio de todos.