O quadro Meu Condomínio tem Solução, do SPTV, mostrou nesta terça-feira (10), os cuidados que o morador deve tomar quando adquire um apartamento em condomínios novos. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o condomínio tem só seis meses de vida, mas os problemas já estão aparecendo. O principal desafio é o convivência dos moradores.
“Problema de vazamento, você contrata uma empresa, cobra da construtora. Demora um pouquinho, mas resolve. Agora colocar na cabeça de uma pessoa que ela não pode estar com som alto a uma da manhã, falando alto, ter criança gritando e correndo, isso é o mais difícil”, conta o síndico Ediberto Silva Junior.
Muito trabalho também na papelada. No começo, o síndico tem que organizar as finanças, fazer a cartilha de regras, cuidar da segurança, limpeza, iluminação e disciplinar os moradores. Para dar essas primeiras pedaladas, ele conta com uma ajuda da administradora. É uma espécie de braço direito nas questões jurídicas, tributárias e na gestão de pessoal.
“Precisa estudar o regulamento do prédio, fazer um exercício antes de se mudar. Quando ele fica pronto, a construtora já entrega para os moradores uma convenção com todas as normas. Ao longo da vida do condomínio, os moradores vão se reunindo e adaptando essas regras para o seu dia-a-dia”, diz Márcio Rachkorsky, colunista do SPTV.
Autor: G1
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.