Foi adiantado a liberação dos recursos do Bolsa Família aos moradores de 18 municípios catarinenses afetados pela estiagem e que decretaram Situação de Emergência. Os recursos são do Governo Federal, e serão disponibilizados por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Os beneficiários do programa já receberam o recurso dos meses de janeiro e fevereiro e de acordo com a diretora de Assistência Social, Dalila Maria Pedrini, o adiantamento benefício foi liberado a todos os os municípios que fizeram a solicitação. "A liberação permite que o Bolsa Família seja pago em qualquer data do calendário, sem obedecer a ordem do dígito verificador", explica.
Situação de emergência
Ao todo, 86 cidades catarinenses decretaram Situação de Emergência por estiagem. Destes, 18 solicitaram a liberação adiantada do recurso. "Atendemos a todos os municípios que nos procuraram", afirma a coordenadora do Programa Bolsa Família de Santa Catarina, Cláudia Moser. Os beneficiários já receberam as mensalidades nos dias 1º de janeiro e fevereiro.
A Secretaria já havia adiantado o benefício do Bolsa Família no ano passado a municípios afetados pelas enchentes de 2011. "Assim como fizemos durante as cheias, negociamos a liberação dos recursos de forma antecipada para auxiliar as pessoas que estão sofrendo e tendo prejuízos durante as catástrofes climáticas", destaca o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon.
A liberação de escalonamento foi realizada por meio da Diretoria de Assistência Social (Dias), por meio da Gerência de Proteção Básica e Coordenadoria Estadual do Programa Bolsa Família.
Cidades beneficiadas:
Águas de Chapecó
Anchieta
Bandeirante
Barra Bonita
Bom Jesus
Caibi
Descanso
Irani
Modelo
Mondaí
Ouro Verde
Palmitos
São Carlos
São José do Cedro
São João do Oeste
Saudades
Serra Alta
Tigrinhos
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.