Foi devolvido, no primeiro mês de 2012, 1,93% de cheques em todo o País, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual é menor que o 1,99% de devolução verificado em dezembro, porém maior que o 1,70% registrado em janeiro do ano anterior. Santa Catarina foi um dos nove estados que tiveram menor taxa comparando com a média nacional, o Estado apresentou um percentual de 1, 63% em janeiro.
Nos estados e regiões
Em janeiro de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (14,61%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,45%). Entre as regiões, a Norte foi aquela com maior percentual de devolução de cheques no primeiro mês de 2012, com 4,11%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,57%.
Opinião dos economistas
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução dos juros e da inflação e o uso de parte do 13º salário para o pagamento das dívidas levaram à queda do número de cheques sem fundos ante os compensados em janeiro. Deve-se ressaltar também que o menor consumo no primeiro mês do ano, em razão das compras parceladas de Natal, os pagamentos agendados de impostos, como IPTU e IPVA, e despesas escolares determinaram um volume menor de cheques sem fundos.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.