No formato que já possui sete mil unidades implantadas na Alemanha, a empresa Biogastec apresentou ao BRDE, nesta quinta-feira (16), projeto de R$ 22 milhões para instalar usina em Braço Norte, que pretende gerar impacto econômico, social e resgatar a bacia do rio Tubarão apontada como a décima mais poluída do Brasil.
Com dejetos da produção de suínos, principalmente, de aves, de frigoríficos e até lixo orgânico urbano, a usina produzirá energia elétrica, térmica, gás carbônico para indústria, biofertilizantes e 3,6 milhões de metros cúbicos ao ano de gás bioGNV para mover frotas de ônibus e caminhões com tecnologia que já está sendo preparada em parceria com a Volkswagen alemã.
Do valor do empreendimento, R$ 2,4 milhões serão destinados para integrar, modificar o manejo e treinar os produtores de suínos da região responsáveis por 650 metros cúbicos de dejetos, que serão totalmente recolhidos.
Quanto aos equipamentos para a implantação da usina, devem ser importados, mas há compromisso alemão para a transferência de tecnologia para a produção deles no Brasil.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.