Na hora de reformar um prédio, síndicos e moradores devem escolher com atenção o profissional ou a empresa que irá realizar a obra. Os cuidados são necessários para que seja evitada uma tragédia, como a que ocorreu no Rio de Janeiro, em que três prédios desabaram matando 17 pessoas. O síndico de um edifício em Cuiabá, Ademyr Cesar Franco, conta que as propostas de orçamento foram avaliadas com cautela antes de ser iniciada a obra.
Segundo o engenheiro especialista em construção civil, Henrique Ely Gouveia, os cuidados devem ser tomados ainda no início do problema.
“Os riscos são vários, começam desde um desconforto, como as infiltrações e móveis estragando por causa de mofo, e vão até as mais sérias que podem afetar a estrutura, como a corrosão das ferragens”. Ele apontou que corrigir o problema com antecipação significa economia.
Conforme ele, reformas em prédios exigem atenção redobrada, porque uma obra mal executada pode trazer grandes prejuízos financeiros. “Não adianta você comprar um bom material se não tiver um bom profissional que saiba usar os produtos. Pode haver desperdício”, observou o engenheiro.
Outra consequência ainda mais grave é o risco para a vida dos moradores e por isso é importante o síndico contratar um profissional habilitado que certifique, através do Atestado de Responsabilidade Técnica, que a obra foi executada dentro dos padrões de segurança. “Caso venha ter algum problema, como um desabamento, o engenheiro é responsabilizado pelo caos”, acrescenta Gouveia.
O Atestado de Responsabilidade Técnica deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT). O objetivo do documento é saber se o plano de combate a incêndio atende as normas.
De acordo com o diretor-adjunto de fiscalização do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Átila Wanderley da Silva, um fiscal vai até o local para verificar a situação, a fim de dar garantias de que o condomínio esteja em segurança. A falta da ART
pode acarretar em multas que variam de R$ 3,6 mil a R$ 36 mil e ainda a interdição do edifício
Autor: G1
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.