Quem não o fizer não poderá mais receber recursos federais para o setor. De acordo com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), dos 5.563 municípios apenas 300 haviam elaborado os planos, há um ano, e entre eles somente quatro capitais.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, estima que seja preciso construir mais de mil aterros sanitários no país. "Usando como base os aterros de pequeno porte que atingem 200 mil habitantes, os municípios brasileiros vão precisar levantar mais de R$ 52 bilhões para transformar os lixões em aterros sanitários dentro do prazo", informou.
Investimento de um bilhão e meio até 2015
Até 2015, o Ministério das Cidades prevê destinar R$ 1,5 bilhão aos projetos para resíduos sólidos. No entanto, para receber os recursos, os municípios deverão atender requisitos como soluções regionalizadas, sustentabilidade econômica, ambiental e social, com inclusão dos catadores na coleta seletiva regular.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.