Este é um momento oportuno para que o comércio aproveite para ampliar suas vendas. Segundo indicador da Serasa Experian, aumentou em 5,8% o movimento de consumidores nas lojas em todo o país no primeiro bimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.
Cuidados simples podem ajudar uma empresa a reduzir o risco de ser vítima de fraudes. Para os especialistas da Serasa Experian, o primeiro passo é prestar muita atenção no documento de identificação. Uma simples conferência da foto do documento com a pessoa que se apresenta na loja e a verificação da consistência dos dados informados já aumentam consideravelmente as chances de evitar prejuízos.
Os especialistas orientam ainda que as micro e pequenas empresas, principalmente, redobrem essa atenção, pois muitas vezes, por não investirem em recursos básicos e acessíveis de prevenção, podem acabar sendo alvos preferenciais de golpistas.
Confira 5 dicas para evitar golpes antes de realizar uma venda a prazo:
1ª – Peça sempre dois documentos originais como RG, CPF e Carteira de Habilitação;
2ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
3ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
4ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.
5ª – Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Consumidor pode cadastrar documentos roubados em serviço gratuito
Ter um documento roubado, perdido, extraviado ou clonado dobra a chance do consumidor ser vítima de fraude. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos, além de fazer o Boletim de Ocorrência, pode registrar um alerta na Serasa Experian, cadastrando de maneira prática e segura as informações de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.
Para fazer o cadastramento basta acessar o link www.serasaexperian.com.br/servicosaoconsumidor/cadastrar_documentos.htm. Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.
A partir da inclusão dos dados, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.
Autor: Secovi Rio
Fonte: Secovi Rio
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.