Os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) elogiaram na última quarta-feira (21) o sistema financeiro nacional, considerando-o estável e com níveis baixos de risco. Eles integram a missão do Programa de Avaliação do Setor Financeiro (Fsap, na sigla em inglês),que visita o País desde o dia 6 de março. Para eles, o principal desafio do governo é transformar o perfil atual de investimentos, concentrados no curto prazo, para algo mais sustentável, de médio e longo prazos.
Para o economista-chefe do Bird para a América Latina, Augusto de la Torre, "o Brasil se tornou muito mais robusto" do que há dez anos, e "o mercado de dívida do governo se tornou muito bem comportado". Ele chamou a atenção, no entanto, para um desafio que o País precisa enfrentar. "Boa parte do mercado financeiro do Brasil está em investimentos de curto prazo, o que impede que se passe para uma perspectiva de médio prazo", destacou La torre.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.