De acordo com pesquisa do Instituto QualiBest, 78% dos homens e mulheres acima de 60 anos de idade acessam portais de notícias, contra 68% do público jovem. Já com relação aos sites de e-commerce, esta proporção fica em 72% para 60%, respectivamente.
A terceira idade também ultrapassa os jovens em relação ao acesso por banda larga: 37% das pessoas com mais de 60 anos usam celulares com conexão de alta velocidade, contra apenas 29% dos jovens.
Tempo conectado
Quando se olha para o tempo conectado a internet, os mais velhos perdem para os usuários jovens. De acordo com a pesquisa, a diferença do tempo médio de navegação fica em torno dos 40 minutos, enquanto os jovens passam cerca de 4h49m conectados nos fins de semana e os mais velhos ficam on-line por cerca de 4h11m.
Nos jogos on-line, como era de se esperar, a predominância também é de jovens. Cerca de dois terços (65%) costumam jogar, contra apenas 43% dos representantes da terceira idade. A maior diferença está no tipo de jogo escolhido por cada perfil. Enquanto os jovens se envolvem com games mais "complexos" (RPG, jogos de guerra, vida digital, lutas etc.), os mais maduros preferem jogos originados no "mundo off-line", sem a necessidade de interações com outros jogadores, como cartas e tabuleiro (pocker, tranca, truco, gamão, damas, xadrez etc).
Com relação às redes sociais, apenas 71% das pessoas com mais de 60 anos declararam acessar este tipo de canal, enquanto 91% dos jovens pesquisados são usuários ativos das redes.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.