O país asiático respondeu por 14,3% dos embarques externos dos 27,8% exportados ao continente. Nos dois primeiros meses, o principal comprador foram os Estados Unidos.
Segundo a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, a China é o "motor" das vendas externas brasileiras ao continente asiático, mas destaca o aumento das exportações a outros países como fator para o resultado positivo da relação comercial com países da região como um todo. "A China retomou a posição de maior exportador, mas o aumento de 8,8% mostra que não é a China que está puxando o crescimento para a Ásia. As exportações para a Índia cresceram 132% no mesmo período", acrescentou.
EUA
Na segunda posição, aparecem os Estados Unidos, com destino de 12,6% das exportações brasileiras. Mesmo tendo perdido o posto de maior comprador brasileiro, o país apresentou 38,8% de aumento na média diária, saindo de US$ 4,940 milhões para US$ 6,965 milhões.
Já os embarques externos para a União Europeia, que haviam registrado queda em janeiro, apresentaram recuperação nos dois últimos meses. No acumulado do ano, foi verificada uma queda de 2%. As vendas externas caíram de US$ 11,499 milhões para US$ 11,456 milhões. Do total de embarques brasileiros, 20,8% foram destinados à região.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
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