Começa nesta quarta-feira (4/4) e vai até dia 8 o 2º Cinerama.BC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, com exibição de longas e curtas nacionais e internacionais, palestras, debates e oficinas, além de homenagens e premiações. Para esta edição estão confirmadas as presenças da atriz Christiane Tricerri e dos homenageados do evento, os diretores Sérgio Machado, Rubens Veloso, Marcos Azevedo (também ator) e David Shurmann.
Uma das novidades deste ano é a sessão competitiva de curtas-metragens internacionais (Hungria, EUA, Argentina e Brasil), que farão sua primeira exibição no Brasil dentro do festival.
Entre os principais destaques da programação estão os filmes, inéditos no Brasil, Câmera Obscura (Espanha), de Maru Solares, Love & Bruises (China/ França), de Lou Ye, Otelo Burging (África do Sul), de Sara Blecher, Anna Pavlova Lives in Berlin (Alemanha), do brasileiro radicado em Berlim Theo Solnik, The Precinct (Azerbaijão), de Ilgar Safat e o premiado L’Age Atomic (França), de Hélena Klotz.
MOSTRAS
Na seção Novas Mídias, o público terá a chance de experimentar novas formas de ver e pensar imagem em movimento. Nos dias 5 e 6 de abril, o 2º Cinerama.BC recebe a Companhia Coletiva Phila7, que utiliza o audiovisual como elemento principal em suas apresentações.
A Mostra Catarina realizará duas sessões: uma de curtas-metragens regionais de Santa Catarina e a outra do longa-metragem O Mundo em Duas Voltas, do diretor catarinense David Schurmann. Ele estará presente para contar sobre a experiência de filmar uma viagem ao mundo em um barco a vela.
As crianças também terão sua vez durante o festival. Na Sessão Infantil, será exibido Uma Professora muito Maluquinha, de César Rodrigues e André Alves, com entrada franca. O filme foi adaptado da obra do escritor e cartunista Ziraldo.
Além da exibição de filmes, o evento catarinense fará uma série de palestras, oficinas e debates com o público. As palestras serão realizadas diariamente, às 20h, durante todo o Festival, com os seguintes temas: Curta-metragem (Rodrigo Grota), Cinema e Mercado (André Sturm), Diálogos sobre a Presença Física e Imagética (Rubens Velosos e Marcos Azevedo), Crítica de Cinema (Rodrigo Fonseca), Atuação em Evidência (Christiane Tricerri). Além disso, o circuito de oficinas amplia sua atuação na edição 2012 e irá oferecer: Oficina de Realização Coletiva (Carlos Daniel Reichel e Guilherme Meneghelli), Direção Cinematográfica (Francisco Garcia), Roteirização (Filipe Domiano) e Direção de Arte (Mônica Palazzo),
O público também terá a chance de ser curador de um dos filmes do festival. A Sessão Curadoria do Público dará a oportunidade de escolha de um entre três filmes de animação: A Profecia dos Sapos, de Jacques Rémy Girerd, As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet, e Mundo Proibido, de Ralph Bakshi. O filme escolhido será exibido no Cine Itália, às 18h, no último dia do Festival. Para votar, é só acessar http://www.facebook.com/cineramabc.
PREMIAÇÃO
O júri oficial do Cinerama.BC vai premiar, com o Coruja de Ouro 2012, filmes de longa-metragem (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator) e de curta-metragem (Melhor Filme). Já o júri popular escolherá o Melhor Filme em longa-metragem.
2º CINEMARAMA.BC
De 4 a 8 de abril de 2012.
Cine Itália (Avenida Central, 335 - Balneário Camboriú - SC)
Mais informações: www.cineramabc.com
Autor: CDL - Balneário Camboriú
Fonte: CDL - Balneário Camboriú
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.