Se aprovado, a Região Metropolitana do Contestado abrangerá 45 municípios das SDRs Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Seara e Videira, pertencentes às associações dos municípios: do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e do Alto Uruguai Catarinense (Amauc).
Na área de abrangência, de 15,1 mil km², o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem uma média de 0,798 (IBGE 2000), o Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 10,2 milhões (IBGE 2008) e o PIB per capita é de R$ 18 mil (IBGE 2008).
Uma população de mais de 500 mil habitantes será contempladada com acesso a mais recursos para financiar a aquisição de moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Outra vantagem será na telefonia, já que um telefonema feito de uma cidade para outra dentro da região metropolitana tem custo de uma ligação local.
Melhores condições
Destaque ainda para o desenvolvimento regional planejado, turismo e saneamento básico regionalizado, parceria na destinação ordenada do lixo, consórcios e mobilidade urbana.
"A Região Metropolitana oportunizará a discussão e a tomada de decisão de grandes temas, que determinam o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região", destaca o secretário regional de Joaçaba, Jair Antonio Lorensetti, acrescentando que a Região Metropolitana do Contestado será a décima de Santa Catarina.
Extremo-Oeste
A criação da Região Metropolitana do Extremo-Oeste abrangerá 49 municípios das SDRs São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e de Quilombo. Pelo projeto aprovado, o núcleo será integrado pelos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.
Já a área de expansão metropolitana será composta pelos municípios de Abelardo Luz, Anchieta, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Caibí, Campo Erê, Coronel Martins, Entre Rios, Formosa do Sul, Galvão, Ipuaçú, Iratí, Jardinópolis, Modelo, Mondaí, Novo Horizonte, Ouro Verde, Palma Sola, Riqueza, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Santiago do Sul, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.