Moradores de prédios vizinhos ao edifício Iemanjá, localizado na Rua da Aurora, Centro do Recife, se mostraram apreensivos com a notícia de possível comprometimento da estrutura do prédio na manhã desta segunda-feira (9). Os edifícios Alfredo Bandeira, Capibaribe, Iemanjá e Montreal são dispostos lado a lado e existem, em média, há 40 anos.
De acordo com Jader de Andrade, síndico do edifício Montreal, moradores do Iemanjá relataram que ouviram estalos durante a Semana Santa e que o prédio apresenta rachaduras em alguns andares. A vizinhança, no entanto, diz que não sentiu nada nem sabe de que espessuras seriam essas rachaduras.
A preocupação, no entanto, se manifesta porque "se um prédio desses cai, é efeito dominó", diz Breno Wanderlei.
Além de declarar publicamente o receio, o síndico do Edifício Capibaribe entrou em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) que informou que já estava tomando as devidas providências.
Já dentro do edifício Iemanjá, a manhã seguia tranquila. O funcionário do prédio Anderson informou que aconteceu apenas um descolamento de reboco em um dos apartamentos do terceiro andar e que as obras para reparação começarão nesta terça (10). De acordo com a síndica Mary Lu, a situação do edifício está sob controle e estão sendo feitos os reparos das estruturas que são naturalmente deterioradas com o tempo e com a maresia.
A conclusão da obra está prevista para o fim do ano e os moradores estão pagando tudo em dez parcelas. Para a síndica, o episódio da Semana Santa não passou de intriga entre moradores que não querem pagar as taxas e o reboco do terceiro andar caiu por uma pequena dilatação na estrutura.
A assessoria da Codecir informou que os moradores entraram em contato com a Coordenadoria na quinta-feira e que a equipe de plantão foi deslocada para o prédio. O laudo não apontou necessidade de desocupação, mas, durante esta semana, será agendada uma nova vistoria. O prédio está coberto por uma rede verde, mas por outro motivo: o edifício vizinho solicitou que se colocasse uma proteção já que pastilhas de acabamento estavam caindo e deteriorando carros no estacionamento.
Autor: NE10
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.