Os feriados prolongados e a recente política de juros adotada pelo Banco Central, com a sinalização constante de queda, tiveram reflexos nas vendas do comércio catarinense nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), que indicam as intenções de compras a prazo, tiveram uma redução de 2% frente ao mesmo período de 2011. A desaceleração surpreendeu os lojistas, mas a expectativa para os próximos meses é de recuperação.
Sergio Medeiros, presidente da Federação das CDLs (FCDL/SC), que representa mais de 30 mil lojistas de Santa Catarina explica que os feriados afetam diretamente o comércio. "O consumidor tende a ficar mais cauteloso aguardando o melhor momento para negociar nas compras parceladas, e as reduções consecutivas da Selic também podem ter influenciado para esta queda nas consultas ao SPC/SC, pois a tendência é de que a taxa básica de juros continue em declínio."
Quanto à inadimplência no varejo estadual, os registros no SPC/SC indicaram aumento em abril, ficando na faixa dos 4,56%, quando em março o índice foi de 3,24%. Segundo Medeiros, esta crescente é considerada dentro da normalidade: "Nesse período refletem-se as pendências de pagamentos relativas às compras efetuadas no período natalino", explica o dirigente lojista. Medeiros destaca que apesar de o acumulado do ano estar no vermelho os indicativos são de melhorias no movimento e retomada das vendas.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.