O Dia das Mães é nesse final de semana, e muita gente deixou para comprar o presente na última hora. Se você também faz parte do grupo dos atrasados não precisa ficar preocupado, pois provavelmente, você não é o único. Para atender á todos, o comercio de Florianópolis e São José estará aberto nesse sábado (12) até às 18h, segundo a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da região.
A expectativa é de um aumento de 4,5% nas vendas em relação a 2011. Isso porque há maior poder de compra dos consumidores, devido, principalmente à diminuição da taxa básica de juros (Selic) e à prorrogação da redução de IPI (Imposto sobre Produto Industrialização). A data, que é a segunda maior em vendas, traz uma grande movimentação econômica em praticamente todos os setores do comércio.
Intenção de Compras
A pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio (SC) revela que neste ano a data será positiva tanto para empresários, quanto para os consumidores. O valor médio das compras aumentou em relação a 2011 e promete presentes em torno de R$ 123,00 em Santa Catarina.
Na avaliação da Fecomércio, a melhora na situação financeira das famílias catarinenses explica a tendência de aumento no consumo. A maior propensão a gastar, no entanto, não é sinônimo de descontrole. A pesquisa mostra que os consumidores têm preferência pelo pagamento à vista, estão em busca de descontos, e se possível, pretendem economizar.
Foram entrevistados 3.340 consumidores entre os dias 23 e 27 de abril, nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville e Criciúma.
Comemorações na data
Além dos presentes, é comum que o Dia das Mães seja marcado por programações diferenciadas. Dentre os que pretendem fazer um passeio ou encontro, 37% disseram preferir levar as mães para almoçar ou jantar na casa de algum familiar. 13% o farão em restaurantes.
E ainda uma parcela significativa das pessoas (39%) não deve programar nada durante a data. Na avaliação por cidade, os encontros em família aparecem em primeiro plano em Criciúma (44%), Lages (43%), Blumenau (43%) e Florianópolis (42%). Apenas em Chapecó (64%) e Joinville (42%) a opção será somente pelo presente.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.