O aumento do crédito das instituições financeiras e as reduções de juros básicos, entre outras coisas, mais uma vez influenciaram para que o brasileiro contraísse mais dívidas. A inadimplência do consumidor nacional registrou alta de 4,45% em abril de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa é a 14º elevação em 15 meses do indicador de dívidas.
Conforme avaliação da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a alta da inadimplência registrada em abril é consequência do cenário macroeconômico mais favorável ao consumo em 2012, com reduções de tributos para itens industrializados, aumento do crédito e a recuperação mais forte do crescimento interno, que se ampara em políticas expansionistas como a redução dos juros básicos.
A avaliação mostra um cenário mais confortável para o endividamento do consumidor, algo que a CNDL projetava para este início de ano. Entre abril e março de 2012, segundo dados do SPC Brasil, a inadimplência registrou recuo de 4,79%. No acumulado do ano, ainda devido à forte queda observada na comparação entre março de 2012 contra março de 2011, a inadimplência acumula queda de 1,50%.
Vendas
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, abril apresentou alta de 3,02% ante o quarto mês de 2011, a décima terceira elevação seguida na mesma base de comparação. A comparação entre fevereiro e janeiro, com queda de 7,74% nas vendas a prazo, é enxergada com naturalidade pelos dirigentes lojistas, uma vez que ainda se observava em março os efeitos extraordinários já descritos de calendários diferentes para a comemoração do Carnaval no Brasil.
Em contrapartida, abril também teve maior número de feriados, o que reduz consideravelmente o volume de vendas nas lojas e shopping centers, conforme observa a CNDL. O número anual das vendas no varejo ficou positivo em abril, com crescimento acumulado de 4,28%.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.