Apesar do aumento da oferta de emprego para jovens brasileiros em 2012, eles acreditam que deve haver mais investimento na qualidade dos postos de trabalho.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), houve redução do desemprego juvenil no Brasil de 21,8% para 15,2%, entre 2007 e 2011, ao contrário do que ocorre na maioria dos países, especialmente no Oriente Médio, no Norte da África e na Europa, onde a falta de oportunidades para essa faixa etária (15 a 24 anos) cresce, e tende a continuar aumentando até, pelo menos, 2016.
Qualificação
De acordo com o conselho, a política específica voltada a questão trabalhista juvenil é o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), de 2003, uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que oferece a jovens até 29 anos que não concluíram o ensino fundamental cursos profissionalizantes, indicação a empresas e indústrias e bolsa de R$ 100 mensais.
Ensino
Outro programa, de caráter mais universal, é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem o objetivo de proporcionar o acesso ao ensino superior e melhorar sua qualidade.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.