Entre 2002 e 2010 os gastos com produtos de beleza da classe C (famílias que ganham entre 3 e 10 salários mínimos) subiu 725%, passando de R$2,4 bilhões para R$19,8 bilhões no ano passado. Os dados foram obtidos da pesquisa realizada pelo instituto Data Popular a pedido do grupo Folha.
Um dos exemplos mais expressivos é o aumento do uso do creme facial, que subiu 160% neste segmento da população, o que fez com que 60% das pessoas desta faixa de renda utilizassem o produto. Este percentual é o mesmo observado nas classes AB.
Em 2010 os gastos com higiene e cuidados pessoais chegou a R$43,4bilhões, e destes, 45,64% vieram da classe C, enquanto 36,61% são referentes às faixas AB. Em 2002 a participação daquele era 26,7%
Segundo o sócio-diretor do instituto Data Popular, Renato Meirelles, a queda nos preços dos produtos e a melhora na distribuição contribuíram para a situação. Com isso os supermercados da periferia também passaram a oferecer mais opções.
Outro motivo do crescimento é a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Cerca de 69% das 5000 entrevistadas na pesquisa afirmou investir na aparência para crescer profissionalmente.
Autor: Folha de S. Paulo
Fonte: Economia SC
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