Existem dois sistemas de abastecimento de gás em condomínios: central de gás e gás individual.
As normas de segurança para utilização de gás são muito rígidas e devem ser levadas a sério, pois colocam em risco todo o condomínio e o que o cerca. A associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, regulamenta o uso e manutenção das instalações de gás. Segundo a NBR 15.526 do ano de 2007 todo condomínio que possuir gás canalizado deve realizar manutenções preventivas constantes a fim de assegurar a segurança de todos.
O Corpo de Bombeiros é responsável pela fiscalização, como também tem autonomia para interditar unidades residenciais, comercias e centrais de gás que ofereçam perigo. Em edifícios que possuem central de gás é proibido o uso ou o estoque de botijões de gás individual.
As despesas de conservação da central de gás devem ser rateadas entre os condôminos conforme convenção. A manutenção da central de gás é de responsabilidade do condomínio, mas cada condômino deve ficar atento a sua saída de gás evitando vazamentos e avisando ao síndico sobre qualquer tipo de problema. A substituição da válvula e o fecho rápido do gás devem ser feitas por cada condômino a cada cinco anos conforme recomendação do fabricante. Anualmente é recomendado fazer teste hidrostático da rede de tubulação do condomínio e a cada cinco anos o teste hidrostático de cada apartamento.
Em prédios antigos é preciso verificar se existem problemas de ventilação, vazamentos, ferrugem ou desgaste de peças e promover rapidamente o reparo ou troca dos componentes comprometidos.
Os condomínios que não possuem central de gás utilizam botijões de gás individuais dentro dos apartamentos. Cada condômino é responsável pelo abastecimento e manutenção de segurança do seu botijão. A manutenção exigida para unidades individuais é a troca das mangueiras e do regulador conforme indicação do fabricante. A instalação deve estar protegida com válvula de fecho rápido com desligamento automático em caso de fogo.
Os botijões devem ficar em local arejado e não podem ser armazenados em locais fechados como armários. Se este for o único local para o armazenamento o ideal é que o armário fique aberto ou que sejam feitos orifícios para a ventilação do botijão. É extremamente importante manter ventilação permanente nos locais que abrigam os botijões e centrais de gás.
Atenção:
Nunca deixe ou se oponha a fazer as manutenções exigidas.
Mantenha o local onde fica o gás sempre bem arejado e desligue a válvula sempre que não for utilizá-lo.
Ao perceber qualquer vazamento feche a saída de gás e avise seu síndico.
A sua segurança é a segurança de todos.
Autor: Cinthia Spindola
Fonte: Activa Contabilidade & Condomínio
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.