A procura por crédito das empresas cresceu 6,7% em maio em comparação com o abril, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito divulgado nesta teça-feira (19). No acumulado do período de janeiro a maio, a demanda das empresas por crédito registrou elevação de 0,6% em comparação ao acumulado de janeiro a maio de 2011.
Análise por porte
As micro e pequenas empresas representaram um crescimento de 7,1% frente a abril, que se destacaram em termos de demanda por crédito. Já as médias e grandes empresas também expandiram suas demandas por crédito em maio em 1,1% e 0,6%, respectivamente.
Análise por setor
Todos os setores econômicos cresceram as suas demandas por crédito em maio. O destaque ficou por conta do setor de serviços, que apresentou alta de 7,5%. Logo em seguida, as empresas comerciais avançaram em 6,1% suas demandas por crédito e, por último, as empresas industriais expandiram em 5,8% as suas demandas por crédito.
Entre janeiro a maio de 2012 as empresas de serviço representaram um maior crescimento pela procura por crédito, alta de 2,8% em comparação com mesmo período de 2011. Em segundo lugar, aparecem as empresas industriais com alta de 1,8% neste mesmo critério de comparação. Apenas as empresas comerciais estão recuando suas demandas por crédito em 2012 variação de menos 1,3%.
Região
Em todas as regiões do País apresentaram alta na demanda por crédito. O destaque ficou para a região Norte, com alta de 12,9% em maio em comparação com abril. As demais regiões geográficas do país registraram crescimentos mensais entre 6,0% (Centro-Oeste) e 6,6% (Nordeste) em termos de demanda das suas empresas por crédito.
No acumulado do ano, as regiões Centro-Oeste e Sudeste exibem recuos na demanda de suas empresas por crédito (variação de -0,7% e de -0,4%, respectivamente, contra o período de janeiro a maio de 2011). Por outro lado, as regiões Sul e Norte, com altas de 2,8% e de 2,4%, lideram a procura das empresas por crédito neste ano de 2012. Já na região Nordeste a alta acumulada entre janeiro e maio de 2012 atingiu 1,2% (frente ao mesmo período do ano passado).
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.