O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica não apresentou crescimento em abril. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve crescimento de 0,6% da atividade econômica, atingindo no primeiro quadrimestre de 2012 a variação do indicador atingisse 0,8% contra o mesmo período do ano passado.
Já no acumulado de doze meses encerrados em abril, a atividade econômica avançou 1,7%, menor que a taxa de 1,9% que foi registrada no acumulado de dozes meses encerrados em março. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25).
Do ponto de vista da oferta agregada, o baixo desempenho da atividade econômica verificado em abril foi devido à queda de 2,6% na atividade produtiva do setor industrial, praticamente devolvendo a alta de 2,8% que havia ocorrido em março/12. Já os setores agropecuário e de serviços conseguiram evoluir em abril/12, registrando crescimentos de 0,5% e 0,4%, respectivamente, em comparação ao mês de março/12.
Demanda
Pelo lado da demanda agregada, a atividade econômica só não recuou neste primeiro mês do segundo trimestre de 2012 porque o consumo das famílias cresceu 0,4% em relação a março/12. Todos os demais componentes da demanda agregada contribuíram negativamente para a atividade econômica em abril/12: consumo do governo (-0,5%), Investimentos (-0,6%), exportações (-4,2%) e importações (+2,0%).
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.