O imposto incide sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados, gás natural e álcool etílico combustível.
O governo neutralizou a Cide para anular o efeito do reajuste de 7,83% na gasolina e de 3,94% no diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras sexta-feira.
A expectativa do governo é que a redução do imposto seja suficiente para absorver o reajuste dos preços dos combustíveis, de forma que o aumento de preços não chegue até o bolso do consumidor.
Defasagem
Em nota, a Petrobras afirmou apenas que "esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo."
Diante das oscilações do mercado externo, os preços dos combustíveis no país estavam defasados e direção da estatal argumentava que era necessário um reajuste afim de manter seu cronograma de investimentos.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.