O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,8% entre maio e junho de 2012, na série com ajuste sazonal ao passar de 125,4 para 123,1 pontos segundo dados da Fundação Getulio Vargas. O índice chega ao menor patamar desde os 116,2 pontos de agosto de 2009, reforçando os sinais de desaceleração no nível de atividade do setor de Serviços.
A piora do ICS na comparação contra o mês anterior foi influenciada, sobretudo, pela diminuição do grau de satisfação dos empresários em relação ao momento presente: o Índice da Situação Atual (ISA-S) passou de uma taxa mensal de -0,7% para -2,7% entre maio e junho.
Otimismo
Já o otimismo em relação aos próximos meses continuou diminuindo, embora a queda de 1,1% do Índice de Expectativas (IE-S) na margem tenha sido inferior à de 3,3% do mês anterior.
O quesito que mede o grau de satisfação dos empresários do setor em relação à Situação Atual dos Negócios foi o que mais contribuiu para a queda do ISA-S entre maio e junho: o indicador recuou 3,5%, ao passar de 120,0 para 115,8 pontos.
Das 2.545 empresas consultadas, 28,5% avaliam a situação atual como boa contra 33,9% no mês anterior; enquanto 12,7% a consideram ruim (contra 13,9%). O outro quesito integrante do ISA, a avaliação sobre a Demanda Atual, recuou de modo mais suave (-1,8%), indicando que o setor percebe uma piora menos acentuada na demanda pelos serviços ofertados que na situação geral dos negócios, variável influenciada por uma maior gama de fatores como, por exemplo, a rentabilidade.
Na comparação com o mês anterior, o indicador que mede as expectativas do empresariado quanto à demanda prevista nos seis meses seguintes foi o que mais influenciou na queda do IE-S, com um recuo de 2,8%, para 135,1 pontos, o menor patamar registrado desde os 133,6 pontos de agosto de 2009. A proporção de empresas prevendo aumento da demanda diminuiu de 47,0% para 43,1% entre maio e junho de 2012, enquanto a parcela das que esperam uma demanda menor ficou praticamente estável, ao passar de 8,0% para 8,1% do total.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.