Dados da Boa Vista, com abrangência nacional, mostram que o número de pedidos de falência caiu 19,5% em junho na comparação com maio de 2012. No primeiro semestre de 2012, no entanto, o número de pedidos de falência acumula crescimento de 16,5% contra o mesmo período de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 11,5%.
As falências decretadas, por sua vez, recuaram 11,9% em junho e acumulam crescimento de 6,6% no primeiro semestre do ano ante o mesmo período de 2011. Sobre junho de 2011 o número de falências decretadas cresceu 13,5%.
Recuperação Judicial
Os pedidos de recuperação judicial e o deferimento dos pedidos de recuperação também recuaram em junho, mas continuam com forte tendência de alta no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011.
Os pedidos de falência vêm aumentando ao longo de 2012 na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que não ocorria desde 2009. A tendência de queda nos pedidos de falência foi revertida no primeiro trimestre do ano e continua se mantendo. As falências decretadas também voltaram a aumentar na comparação com o mesmo semestre do anterior depois de terem diminuído na comparação com 2010.
A elevação da inadimplência de consumidores e empresas ao longo de 2011 e 2012 parecem se refletir na solvência das empresas. Ainda espera-se que o cenário favorável do mercado de trabalho mantenha a demanda interna aquecida e o consumo em alta em 2012, mas o recuo da atividade econômica nos últimos meses vem prejudicando o desempenho financeiro das empresas. A ampliação de medidas de apoio à indústria e a redução nas taxas de juros podem ajudar a aliviar essa pressão.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.