Em Santa Catarina as medidas de estímulo ao consumo implementadas pelo governo federal e as sucessivas reduções na taxa básica de juros não surtiram o efeito desejado no primeiro semestre.
Segundo o balanço de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), divulgado nesta quarta-feira (4), pela Federação das CDLs do estado (FCDL/SC), o movimento no comércio catarinense caiu 2,1% na comparação com o mesmo período de 2011. O número refere-se às intenções de compra a prazo ou no crediário do consumidor.
Apesar do resultado, segundo o presidente da entidade, Sergio Medeiros, o clima é de otimismo entre os lojistas para o segundo semestre. A confiança varejista está baseada nos juros menores para o consumidor, no aumento da concessão de crédito e nas próximas datas comemorativas como Dia dos Pais, das Crianças e Natal.
Inadimplência
Se por um lado as vendas ficaram abaixo do esperado, a inadimplência entre os catarinenses teve queda pelo segundo mês consecutivo, passou de 2,88% em maio para 2,25% em junho. Medeiros atribui o fato à maior consciência das pessoas e também à campanha de recuperação do crédito realizada FCDL pelo estado.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.