Entre janeiro e maio deste ano, as empresas brasileiras diminuíram a contratação de pessoas em busca de seu primeiro emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o ingresso de jovens no mercado de trabalho foi 11% menor que no mesmo período de 2011, totalizando cerca de 1,23 milhão de vagas. A última redução nesse índice havia ocorrido em 2009, devido à crise econômica mundial.
A desaceleração da economia é a causa para a queda nas contratações em 2012. As últimas estimativas apontam para que o crescimento do Produto Interno Bruto gire em torno de 2%, enquanto no ano passado esse crescimento foi de 2,7%.
Os jovens são os principais prejudicados quando o país sofre com os sintomas da crise, pois as empresas buscam profissionais com mais experiência, para que não precisem investir em treinamentos e para que o nível de produção seja mantido. Na Espanha, por exemplo, a taxa de desemprego para pessoas entre 15 e 24 anos supera os 50%.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.