Em busca de três pleitos o Governador Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Fazenda, Nelson Serpa se reunirão com o Ministério da Fazenda em Brasília na última terça-feira (17). Entre os temas discutidos, estão a reestruturação da dívida pública de Santa Catarina, que hoje compromete 13% da receita líquida do Estado somando R$ 9,8 bilhões.
Os outros dois temas foram o BID 6 e uma regulamentação para as empresas estrangeiras de automóveis se instalem no Brasil. Santa Catarina tem hoje duas grandes empresas interessadas em se fixar no Estado, a produtora de caminhões chinesa Sinotruck, em Lages, e a alemã BMW, em Araquari. O interesse do Estado é que as empresas que iniciem seu processo de instalação no país passem a ter uma redução gradativa na carga de 30% do IPI para os automóveis importados até que cumpram a porcentagem necessária de componentes nacionais.
Sobre o BID, Colombo discutiu quais as etapas que precisam ser vencidas para receber os cerca de R$ 250 milhões da segunda etapa do sexto financiamento de Santa Catarina com o Banco Interamericano do Desenvolvimento. O governador recebeu informações dos encaminhamentos que o Estado deve fazer para se beneficiar com a liberação do recurso. A estimativa é que o processo burocrático leve cerca de 90 dias.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.