Por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reajustou a taxa básica de juros (selic) para 8%, seguiu prevendo que o reajuste zero para a gasolina e gás de cozinha para 2012. Segundo informou nesta quinta-feira (19) o Banco central (BC).
No fim de junho, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94% desde de 25 de junho. Para combater o aumento, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
Petrobras pressiona governo
Após a reunião com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão na última quarta-feira (18), a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, afirmou que a Petrobras irá continuar pedindo para o governo que reajuste o preço da gasolina, por considerar que os aumentos já concedidos não compensam a defasagem dos últimos anos.
Telefonia fixa e energia elétrica
O Banco Central informou ainda que a projeção de reajuste das tarifas de telefonia fixa, para o acumulado em 2012, reduziu-se para menos 1%, contra 1,5%. Ao mesmo tempo, a estimativa do BC para o reajuste nos preços da eletricidade neste ano elevou-se para 1,4%, em comparação com os 1,3% de aumento considerados anteriormente.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.