A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, anunciou hoje que as operadoras TIM, Claro e Oi estão proibidas de vender novos chips em diversos estados do país. O Procon de Porto Alegre já havia tomado a mesma decisão na última segunda-feira. A Tim vai ter suas vendas suspensas em 15 estados, enquanto a Oi em seis e a Claro em três. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
A notícia deve ser confirmada na coletiva de imprensa que a Anatel convocou para as 17h30 de hoje (18). Juntas, as três operadoras respondem por 70% do mercado de telefonia móvel no país - Claro (24,59%), Oi (18,59%) e TIM (26,88%).
Ainda segundo a Folha, as vendas ficarão suspensas a partir dessa quarta-feira até que as empresas apresentem um plano de investimentos para os próximos dois anos, com metas para resolver os problemas nos serviços prestados. Esse plano deve conter medidas de melhoria na infraestrutura, no atendimento ao consumidor e no complemento de chamadas.
Na semana passada o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a proibição seria um "último recurso" na tentativa de forçar a melhoria nas companhias, porém foi enfático quando se referiu ao serviço da TIM. "Ou a TIM investe e melhora o serviço, ou vamos proibir a venda de novos planos." A VIVO não foi afetada pela proibição.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.