O nível de endividamento das famílias em Chapecó apresentou alta em julho passando de 51,2% para 54,4%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic) realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina em parceira com o Sicom. Os principais dados referente a Chapecó indicam a elevação do endividamento decorrente do financiamento de carros, de 11,9% para 54,8%, e o tempo de comprometimento com dívidas superiores a um ano, que passou de 40,5% para 62,8%.
Quando ao tipo de dívida, depois do financiamento de carro vêm os compromissos com carnês, em 28,6%, e com o cartão de crédito, em 21,4%. Das famílias endividadas, 44,4% indicam que não terão condições de pagar e o mesmo índice tem possibilidade de quitar em parte.
Comprometimento da renda
Percentualmente, as famílias com contas em atraso registram certa estabilidade, de 11% para 11,4%. Numericamente, são 33.322 famílias chapecoenses endividadas e, entre elas, 6.974 têm contas em atraso e 3.100 indicam que não terão condições de efetuar o pagamento.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores levantou ainda, em Chapecó, a parcela da renda comprometida com dívidas em Chapecó. Conforme a Peic, o maior volume está no comprometimento de 11% a 50% da renda, que são 53,5% das pessoas pesquisadas, enquanto 41,9% indicaram ter comprometido menos de 10% do que ganham e 4,7% terem dívidas superiores a 50% do que ganham.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.