Brasília - A capital do Brasil recebe empresários de todo o país para o 8° Reconhecimento e Premiação Nacional para Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado nesta terça-feira (22 de março) e vai homenagear os empresários vencedores das etapas estaduais do MPE Brasil ¿ Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas. Esta edição bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o país. As 130 empresas que receberam o reconhecimento estadual agora têm a chance de se tornarem destaque nacional. A iniciativa é uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O Prêmio é composto por oito categorias (Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, TI, Saúde, Educação, Agronegócio) e um destaque em Responsabilidade Social. A iniciativa funciona como incentivo para as empresas brasileiras de pequeno porte, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e competitividade.
As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de auto-avaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o Prêmio, utilizando critérios internacionalmente reconhecidos. Ao final do processo de avaliação, os gestores recebem um retorno com análises mercadológicas e possíveis oportunidades de negócios.
Para os organizadores do Prêmio, a crescente participação das micro e pequenas no MPE Brasil revela que os empresários estão cada vez mais conscientes da importância de buscar a excelência da gestão de seus negócios. "As empresas têm a oportunidade de melhorar o desempenho, aumentar sua competitividade e visibilidade no mercado brasileiro, além de utilizar sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência", ressalta o diretor-executivo da FNQ, Ricardo Corrêa.
Erik Camarano, diretor-presidente do MBC, acredita que a iniciativa abre portas para a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo no Brasil: "Os gestores contribuem não apenas para suas empresas, mas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento sustentável do país".
"Já estamos muito próximos de 100 mil empresas inscritas, o que demonstra a representatividade do prêmio e a busca constante das MPE por inovação e desenvolvimento. Quanto mais preparadas, melhores as condições para competirem no mercado", afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
Mais informações neste link .
Autor: Sebrae SC
Fonte: Sebrae SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.