Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a legislação que obriga empresas a dar a seus funcionários informações sobre o recolhimento das contribuições ao INSS. A regulamentação de como isso será feito, porém, ainda não tem prazo para ser feita.
De acordo com a nova lei, os empregadores deverão comunicar seus funcionários mensalmente os valores recolhidos para o INSS sobre o total da remuneração. Os empregados também poderão solicitar quando quiserem este extrato. Até agora, isso já poderia ser feito, mas o trabalhador precisava fazer uma solicitação ao instituto ou sindicato caso não fosse correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
"A medida é para evitar que o trabalhador constate, quando for demitido, que a empresa não efetuou o pagamento", disse o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Leonardo Rolim. Segundo ele, a informação vem no olerite dos trabalhadores não é garante que o depósito foi realmente executado.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.