A Intenção de consumo das Famílias (ICF) catarinenses caiu 17,8% em julho, na comparação com junho. O indicador registrou 122,1 pontos percentuais no mês de julho. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) divulgados nesta sexta-feira (27).
A Pesquisa Fecomércio mostra que o elevado nível de endividamento proporcionou às famílias maior possibilidade de compras a prazo, mas também vem refletindo na preocupação com a inadimplência. As famílias catarinenses estão preocupadas em pagar suas dívidas antigas em vez de assumir novas parcelas.
Emprego, renda e consumo atuais
Entre os itens pesquisados o emprego, a renda e o nível de consumo apresentaram queda na suas taxas em julho. Na comparação mensal apresentaram redução de menos 19,0%; menos 15,0%; e menos 15,9%. No comparativo com o mesmo período do ano passado, caiu para menos 9,9%; menos 5,8%; e menos 5,2%, respectivamente. Para a Fecomércio SC, esses itens tiveram influência direta na queda do ICF.
Perspectiva profissional
Assim como ocorreu em junho, de novo o item perspectiva profissional apresentou forte queda tanto na variação mensal (-17,3%), quanto na anual (-7,8%). O índice alcançou apenas 88,2 pontos, o que indica um pessimismo das famílias no próprio futuro profissional
Acesso ao crédito
A queda no indicador acesso ao crédito ajuda a explicar o menor consumo atual dos catarinenses. Em julho houve retração de 11,2% na comparação mensal e de 8,2% na variação anual. Entretanto, o patamar de 147,6 pontos é bastante elevado.
Perspectiva de consumo
A variação mensal da perspectiva de consumo foi de menos 5,9%, mas a queda não se repetiu com os números anuais. Na variação com julho de 2011, o saldo é positivo (33,5%) e ajudou a manter o índice nos 149,8 pontos, apontando um segundo semestre com forte ritmo de vendas para o comércio catarinense.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.