Em São Paulo, um condomínio residencial de luxo e um prédio de escritório vizinho descartam na rua a água retirada de um lençol freático (Em Niterói, água de reuso agora é lei) existente sob os empreendimentos. O fio de água escorre pela sarjeta até chegar a uma boca de lobo na rua Frei Caneca, na região central da cidade.
Não há legislação que impeça o descarte da água mas, para aproveitá-la é preciso autorização do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A água mina porque, ao construir uma garagem subterrânea, foi identificado o lençol freático.
A diretora de outorga de recursos hídricos do Daee, Leila de Carvalho Gomes, informou que falta conscientização para utilizar esta água de maneira correta (Submedidores de água individualizados podem reverter desperdício nos condomínios). A aposentada Neusa Viana reclama da situação. "É um absurdo esse desperdício. (Desperdício de água irrita moradores) Nunca vi coisa igual", declarou à Agência Floripa de Notícias.
Autor: Agência Floripa de Notícias
Fonte: Condoworks
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.