A presidente Dilma Rousseff, o Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves filho e o Ministro da Fazenda Guido Mantega assinaram o decreto que autoriza a antecipação do pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a publicação no Diário oficial da União desta quarta-feira (8) a parcela virá com a folha de agosto.
Serão antecipados 25.617.695 benefícios em todo o Brasil. Com a antecipação do 13º o governo prevê uma injeção extra na economia de mais de R$ 11.220 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23.810 bilhões do benefício mensal. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir do dia 27 de agosto.
Não tem direito
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.