Nada de reuniões tumultuadas, vizinhos reclamando uns dos outros e prestações de contas duvidosas. Condomínios residenciais e comerciais apostam cada vez mais em serviços de auditoria para profissionalizar e tornar ainda mais transparente a gestão do imóvel.
Só no último ano, a Crowe Horwath RCS, sexta maior auditoria e consultoria do País, apresentou um crescimento de 100% na procura de serviços de auditoria para condomínios. “O saldo de inadimplência neste segmento subiu 14,24% em relação ao ano passado, revertendo a tendência de queda desde a lei que permitiu o processo dos condôminos devedores. O número de ações também subiu, o que exige ainda mais apuro do administrador”, avalia Julian Clemente, sócio-diretor da divisão de Auditoria e Controladoria.
O especialista também reputa a demanda crescente ao maior número de novos empreendimentos e à conseqüente rotatividade de moradores e funcionários. “Este cenário colabora para alimentar uma série de problemas, como a falta de cobrança dos inadimplentes, má utilização do orçamento aprovado e até funcionários fantasmas contratados por empresas terceirizadas”, completa Clemente. Atualmente, os condomínios representam 6% do faturamento da Crowe Horwath RCS.
Sobre a Crowe Horwath RCS
A Crowe Horwath RCS é a sexta maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil. É referência no setor, tanto na prestação de serviços para empresas de médio e grande porte, de capital aberto ou fechado, como na implantação de planos estratégicos em pequenas e médias companhias. É membro da Crowe Horwath International – uma das dez maiores redes independentes de auditoria do mundo – composta por 142 empresas, 558 escritórios, 26 mil profissionais e staff em 102 países. A companhia conta com uma equipe multidisciplinar de 200 profissionais para atender à demanda de mais de 500 empresas.