A América Latina é a região mais urbanizada do mundo, onde 89% da população viverá em cidades em 2050. Se for considerado somente os números do Cone Sul, 90% da população estará na área urbana em apenas oito anos. Os dados são de um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Onu-Habitat), divulgado na manhã desta terça-feira, 21.
"A América Latina é a região mais urbanizada do mundo, mas também uma das menos povoadas em relação ao seu território. Quase 80% de sua população vive em cidades, uma proporção superior à do grupo de países desenvolvidos", afirma o relatório.
Mesmo com o problema do crescimento desordenado, o estudo mostra que a população pobre caiu. Ainda assim, cerca de 124 milhões de pessoas - uma em cada quatro da região - ainda vivem na pobreza.
Outro número interessante mostra que metade da população urbana da região, ou cerca de 222 milhões de pessoas, vive em cidades com menos de 500 mil habitantes, enquanto 14%, ou 65 milhões de pessoas, vivem em megacidades.
"As migrações são agora mais complexas, e ocorrem principalmente entre cidades, às vezes através de fronteiras internacionais".
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.