O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda de 1% em agosto, na comparação com o mesmo período de 2011. Essa foi a primeira queda na comparação anual, após sete meses de alta. O indicador atingiu 135,6 pontos em agosto, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quarta-feira (22).
Na comparação anual, a intenção de consumo das famílias apresentou variação negativa puxada por maior cautela em relação ao mercado de trabalho. Todos os componentes relacionados ao emprego e à renda registram queda na base de comparação. O item de Perspectiva profissional recuou 5,2%.
Na comparação mensal, alguns componentes relacionados ao consumo e ao mercado de trabalho apresentaram variações positivas de 0,2%, pelos itens Emprego atual (+ 1,8%) e Renda atual (+ 3,3%), em razão não apenas da manutenção do crescimento real da massa salarial, mas também da base mais fraca de comparação, considerando-se os sucessivos recuos dos respectivos componentes nos últimos meses.
A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. Resultados acima de 100 indicam percepção de satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.