O Estado pode ter a sua primeira fábrica de aeronaves. O Governo do Estado, por meio da SC Participações e Parcerias (SCPar), firmará um protocolo de intenções com a empresa Novaer Craft para implantar um indústria de aeronaves em Santa Catarina. Participam do ato o governador Raimundo Colombo, o ministro Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, e o presidente da Novaer Craft, Graciliano Campos. "Pretendemos desenvolver nosso negócio, contribuindo para o desenvolvimento do Estado", disse Campos.
A assinatura do documento será realizada na próxima segunda-feira, dia 3, às 10h30min, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
A indústria aeronáutica planeja estabelecer uma fábrica em Lages e uma unidade de desenvolvimento em Florianópolis para produzir aeronaves para aviação geral de pequeno porte. Será a primeira aeronave produzida em série em Santa Catarina. "Um polo de produção aeroespacial é um projeto ambicioso e estratégico para o Estado e a Novaer será a âncora dessa iniciativa", disse o presidente da SCPar.
Atualmente a Novaer Craft desenvolve o projeto de uma aeronave de aplicação civil e militar com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de um programa de subvenção da empresa estatal Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esse programa de desenvolvimento tecnológico dará origem ao T-Xc, a aeronave que a empresa quer produzir em Santa Catarina.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.