A indústria aeronáutica Novaer Craft, que vai se instalar em Santa Catarina,deverá empregar em dois anos 400 profissionais diretos e aproximadamente 1.500 empregos indiretos em toda a sua cadeia produtiva. O governador Raimundo Colombo e o ministro de Ciência e tecnologia, Marco Antônio Raupp, assinaram nesta segunda-feira o protocolo de intenções para a instalação da empresa de São José dos Campos no Estado.
Para produzir 120 aviões por ano em Santa Catarina serão construídos dois centros: um de desenvolvimento de projetos na Grande Florianópolis e outros de fabricação e montagem da aeronave em Lages. "Vamos aliar a capacidade produtiva da Serra catarinense com a inovação de Florianópolis e de seu capital humano no desenvolvimento de projetos e de tecnologia de ponta. A Serra tem hoje dois aeroportos subocupados e que serão essenciais para permitir os testes e o destino da produção", disse o governador.
A SC Participações e Parcerias (SCPar) será sócia no empreendimento, com uma participação de até R$ 15 milhões, repassados gradativamente de acordo com os investimentos da Novaer no Estado. A ideia é que a instalação da empresa seja uma espécie de âncora para o início de um polo tecnológico aeroespacial em Santa Catarina.
Além da SCPar, serão parceiros importantes do desenvolvimento do polo, outros órgãos estaduais, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.