O Banco Central aprovou novas regras para o recolhimento do depósito compulsório dos bancos. Uma das medidas deve valer a partir do próximo mês, e as outras duas apenas em julho.
Em seu website, o Banco Central, informa que decidiu fazer alguns "ajustes técnicos" nas regras de recolhimento compulsório sobre depósitos a prazo, posição vendida de câmbio e na exigibilidade adicional sobre depósitos.
Embora o BC tenha afirmado que "o impacto dos ajustes sobre a liquidez do sistema financeiro é neutro", especialistas avaliam que a medida poderá ter efeito de reduzir a quantidade de dinheiro disponível do mercado.
Uma das mudanças é sobre o cálculo do recolhimento compulsório, baseada no patrimônio de referência, que passa a ser o mais recente em vez da média dos últimos 12 meses. Como o compulsório pode incidir sobre um valor maior, aumentaria consequentemente a quantia retida no BC. Para o Banco Central o ajuste nos compulsórios têm por objetivo estimular que os bancos médios incorporem lucros recentes nos seus patrimônios.
A decisão foi apresentada um dia após o presidente do BC, Alexandre Tombini, apontar muita preocupação com a forte entrada de dólares no país e a alta do consumo, dois ingredientes que pressionam a inflação.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.