O impacto da redução dos custos da energia na inflação "deve ser significativo", na avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que participou nesta quarta-feira, dia 12, de audiência pública, no Senado.
O governo anunciou a redução de custos da energia para o setor produtivo e os consumidores, na última terça-feira, dia 11. Segundo Tombini, o BC fará um "cálculo refinado" do impacto da medida. No final do mês, quando o BC divulgar o Relatório de Inflação, publicado trimestralmente, a medida estará "refletida" nas projeções para a inflação.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também disse que a medida trará impactos positivos para a inflação no País. Segundo Mantega, estudos indicam impactos diretos e indiretos de 0,5% a 1% na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa do ministro é que os efeitos da medida nos preços sejam sentidos no próximo ano.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.