Com a adesão de mais 21 municípios ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, Santa Catarina contabiliza 232 municípios que integram o programa. Com isso, o índice de adesão chegou aos 80% e faltam apenas 61 municípios para o Estado chegar a 100%. O Pronatec Social é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que foi adotado em SC.
Atualmente, 15.500 catarinenses se inscreveram nos cursos do Pronatec em todo o Estado para o segundo semestre, o que deixa o Estado em segundo lugar em número de matrículas na região Sul e em oitavo lugar no país. Destes, seis mil já estão em sala de aula.
Os cursos do Pronatec Social são gratuitos e oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat. Os cursos atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. São cerca de 200 opções de cursos no Estado, entre eles estão o de camareira, agente de informações turísticas, garçom, condutor de turismo de aventura, soldador, balconista de farmácia, contador de histórias, pizzaiolo, costura industrial e bombeiro civil.
Mais procurados - Um levantamento realizado pelo setor de Qualificação Profissional do Sine SC, que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), indica quais são os cursos do Pronatec Social com maior procura em seis regiões do Estado. O curso de auxiliar administrativo é destaque nas regiões Sul, presente em cinco municípios; na região Norte, está em quatro municípios e no Vale do Itajaí, está presente em dois municípios. O Vale do Itajaí é também a região que oferece maior número de cursos, com 52.
Dez cursos mais procurados por região
Oeste: mecânico de manutenção de máquinas industriais; recepcionista, operador de computador; padeiro e confeiteiro (em 02 municípios); eletricista de automóveis; eletricista (instalador predial de baixa tensão); soldador Mig/Mag (em 02 municípios); auxiliar de cozinha.
Vale do Itajaí: eletricista industrial, auxiliar administrativo (em 02 municípios); costura industrial; montagem e manutenção de computadores; cuidador infantil; operador de computador (em 03 municípios); recepcionista de serviço de saúde.
Norte: auxiliar administrativo (em 04 municípios); assistente de produção de roupas; balconista de farmácia (em 02 municípios); costureiro; eletricista de automóveis; padeiro e confeiteiro.
Grande Florianópolis: balconista de farmácia; eletricista (instalador predial de baixa tensão); recepcionista de serviço de saúde; montagem e manutenção de computadores; padeiro e confeiteiro (em 02 municípios); manicure e pedicure; programador web; operador de computador; cuidador de idoso.
Sul: auxiliar administrativo (em 05 municípios); vendedor; operador de computador; porteiro e vigia; promotor de vendas; pedreiro.
Serra: costureiro industrial; padeiro e confeiteiro; soldador Mig/Mag; torneiro mecânico; recepcionista; eletricista de automóveis; eletricista industrial; eletricista (instalador predial de baixa tensão); mecânico de manutenção de automóveis; encanador.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.