A Intel define o Ultrabook como um computador ultraportátil com base em sua arquitetura de processador, bem como seu sistema operacional sendo o Windows. Em janeiro, o CEO da empresa, Paul Otellini, previu que a demanda por esses aparelhos seria enorme e representaria mais de 40% do mercado de laptops.
"Eu não vejo esse nível de excitação em nossa base de clientes desde antes do Centrino", disse Otellini em um call com analistas sobre lucros no dia 19 de janeiro deste ano. No entanto, a adoção dos computadores portáteis leves e finos durante o primeiro semestre do ano foi decepcionante. Apesar disso, novos dados da empresa de inteligência de mercado ABI Research preveem a venda de 20 milhões destes aparelhos, mundialmente, em 2012.
Preços
Destinado a ter preços médios, o mais popular laptop ultraportátil hoje é o MacBook Air, da Apple. Naturalmente, ele possui um processador Intel. "Inicialmente os Ultrabooks chegaram ao mercado várias centenas de dólares acima das expectativas dos consumidores", diz Jeff Orr, diretor sênior de práticas da ABI. "Sistemas com preços elevados e a espera pelo próximo Windows 8 são duas das principais razões para a falta de adoção."
A próxima geração de Ultrabooks, que traz preços mais baixos junto com modelos touchscreen que oferecem métodos versáteis de inserção (texto ou comandos), é prometida para 2013.
O segmento dos ultraportáteis tem um potencial significativo de crescimento à medida que as expectativas dos consumidores são atendidas. Uma taxa de 53% no aumento das vendas está prevista para o período 2012-2017.
Autor: IDGNow
Fonte: Economia SC
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