O SENAI realiza, nesta quarta, dia 26, até sexta-feira, dia 28, em todas as unidades do País, o Mundo SENAI, evento que pretende apresentar a estudantes, profissionais e empresários o trabalho realizado pela instituição. A proposta é apresentar as opções de formação profissional na área da indústria por meio de visitas guiadas, mostras de tecnologia, palestras e minicursos. Em Santa Catarina, são necessários 461,5 mil trabalhadores qualificados até 2015.
Os visitantes também receberão o Guia das Profissões Industriais, que traz informações sobre as 20 principais áreas do setor produtivo de Santa Catarina, aponta tendências do mercado de trabalho e indica opções de educação profissional.
Estudos recentes do SENAI Nacional mostram que as carreiras na indústria podem ser mais promissoras que algumas profissões universitárias. Em 18 estados do País, a remuneração média de admissão dos trabalhadores das 21 ocupações técnicas mais demandadas pela indústria é de R$ 2.085,57. O valor é superior ao que recebem diversos profissionais com nível universitário nessas unidades da federação.
O Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas. Do total da demanda, 1,1 milhão será por trabalhadores para ingressarem em novas oportunidades no mercado.
A programação completa do Mundo Senai nas unidades de Santa Catarina podem ser vistas aqui.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.