Segundo o Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp), dos 88 mil equipamentos em operação, 20 mil estão irregulares ou não possuem cadastro no órgão responsável pela fiscalização e liberação dos elevadores, o Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis).
Para regularizar a situação, são necessários dois tipos de alvará, um de instalação e outro de funcionamento. Sem isso e sem o registro no órgão responsável, o elevador é classificado como irregular.
Mesmo que a maioria dos elevadores esteja regular, muitos não passam pela manutenção necessária. Cerca de 4 mil condomínios da cidade de São Paulo não entregaram o Relatório de Inspeção Anual, documento que garante que o elevador está em boas condições.
Segundo o diretor do Seciesp, Max dos Santos, se no local acontecer um acidente com os elevadores, fica difícil cobrar a responsabilidade. O Contru afirma que fiscaliza e cobra sempre a regularização dos elevadores da cidade.
Autor: Metro
Fonte: Condoworks
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.