A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial - Dia das Crianças 2012 apurou que 52% dos varejistas esperam aumento do faturamento, em relação ao Dia das Crianças 2011. Para 35% o faturamento será igual ao da data em 2011 e para 13% cairá.
No Dia das Crianças 2011, as expectativas dos varejistas eram 53% de crescimento,38% de estabilidade e 9% de queda do faturamento, em relação à mesma data do ano anterior. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Crianças 2012 entrevistou 991 executivos do varejo e foi a campo de 3 a 12 de setembro.
Na análise por porte, as grandes empresas são as mais otimistas, pela opinião de 71%de seus varejistas. Nas médias, a parcela dos que esperam aumento do faturamento é de 59%, e nas pequenas, de 52%.
No levantamento regional, o destaque é para a região Sul, com 55% de seus varejistas otimistas em relação ao faturamento neste Dia das Crianças. A seguir vem a Nordeste (54%); depois a Norte (49%); seguida por Sudeste (48%) e Centro-Oeste (46%).Os presentes mais ofertados neste Dia das Crianças 2012 serão brinquedos (73%); eletrônicos (6%); roupas, sapatos e acessórios (6%); jogos eletrônicos (6%); celular e smartphone (5%); produtos de informática (3%) e outros (1%).
Gastos com presentes
Neste Dia das Crianças, o gasto médio com presentes será assim distribuído: 36% até R$50; 37% de R$51 a R$100; 19% de R$101 a R$200; 4% de R$201 a R$300; 3% de R$301 a R$500 e 1% mais de R$500.
No Dia das Crianças 2011, os gastos médios foram: 42% até R$50; 39% de R$51 a R$100; 14% de R$101 a R$200; 3% de R$201 a R$300; 1% de R$301 a R$500 e 1% mais de R$500.
Recuperação
O Dia das Crianças 2012 apresenta uma recuperação na estimativa para o faturamento, pois 52% apostam em alta. Cabe lembrar que depois do Dia das Mães (56%), a parcela de otimistas sobre o faturamento nas datas seguintes caiu: Dia dos namorados (49%) e Dia dos Pais (41%). Essa melhora no otimismo do varejista decorre da redução das taxas de juros e dos estímulos ao consumo estabelecidos pelo governo.
As grandes empresas do varejo continuam mais otimistas, isto porque oferecem condições de parcelamento mais atrativas aos consumidores. Chama a atenção também que depois de anos, a Região Sul volta a ser a mais otimista em relação a uma data do varejo.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.